22 de agosto – Dia do Supervisor Escolar

Hoje é o dia do Supervisor (a) Escolar, o profissional que atua e interage diretamente com o professor num trabalho compartilhado para alinhar a ação docente com a valorização e o aprimoramento do processo de aprendizagem do aluno.  O profissional que trabalha na Supervisão Escolar tem um papel fundamental na escola fazendo a interligação do administrativo com o pedagógico, para que todas as ações se realizem em prol do pedagógico.

É um movimento constante para realizar articulações internas na escola, bem como articulações externas junto à comunidade escolar. Sendo assim, não é com um trabalho meramente burocrático porque é na produção do professor e na sua ação junto e com o aluno que a Supervisão Escolar vai atuar.

[…] a Supervisão Escolar tem um trabalho e uma ação direta com o professor, com aquele profissional que está diariamente na frente de alunos das mais variadas classes sociais e da mais variada faixa etária. A Supervisão Escolar, na sua ação junto ao professor precisa, justamente, buscar a qualificação deste profissional para, consequentemente, qualificar o lugar “chamado” escola. (Souza, p. 18- 19. 2006)

Esta é uma pequena reflexão sobre a ação de um profissional de extrema importância para a escola, a ação docente e a aprendizagem do aluno.

BIBLIOGRAFIA:

SOUZA, Iná Sanzi. As relações e a supervisão da formiguinha…ao sanduíche. SVB Edição & Arte, RS- 2006.

[1] Foi em 1841 que surge a ideia de relacionar o trabalho da Supervisão com o ensino, e, em 1875, este foi direcionado para atuar, verificando a atividade do professor na escola. No Brasil, surgiu com o Decreto Lei Nº 19890/ 1931 e de 1957 a 1963 a Supervisão tem uma formação que enfatiza os métodos e as técnicas de ensino. A Lei nº5692/71 (LDBN) mostra uma Supervisão Educacional com ação de controle, mas que vai se transformando e, em 1990, já atua de forma mais contextualizada inserindo-se nos processo pedagógico. A Lei nº 93934/1996 (LDBN) reforça que a Supervisão Escolar atue direto com o pedagógico e, a partir do ano 2000,  percebe-se  uma ação participativa, flexível, integradora com o foco na melhoria da prática pedagógica para qualificar a aprendizagem do aluno. (Souza, 2006)

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